terça-feira, 1 de maio de 2018

BENEFÍCIOS DO OVO EM NOSSA SAÚDE

O EFEITO DO OVO PARA A NOSSA SAÚDE

O ovo atrapalha em nossa saúde:

Alergias

Infecção bacteriana

No que o ovo ajuda em nossa saúde:

Doenças cardiovasculares

Câncer

Catarata e degeneração macular

Unhas e cabelo

Memória

QUANDO SE PENSA EM OVO e saúde, a primeira coisa que vem na mente é seu alto teor de colesterol. O ovo, no entanto sofre de má reputação - na verdade, ele não contribui para o colesterol alto. O ovo é uma fonte barata de diversos nutriente e vem embalado em um dos melhores designs da natureza. É portátil, versátil e delicioso.

Um ovo grande contém em cerca de 75 calorias, 5 g de gordura, 1,5 g de gordura saturadas e 190 mg de colesterol. Estudos mostram que, para a maioria das pessoas saudáveis, a gordura saturada ((encontrada na carne gorda, na pele do frango, nos laticínios integrais e nos óleos de coco e vegetal hidrogenado) e e as gorduras trans (encontradas em petiscos e alimentos processados) tem o maior impacto sobre nossos níveis de colesterol. No geral, o colesterol oriundo do alimento que ingerimos (incluindo o ovo) não é um fator importante para o aumento do colesterol no sangue.

Algumas pessoas, no entanto, são particularmente sensíveis ao colesterol dos alimentos. Assim, quem tem colesterol alto deve comer no máximo três gemas por semana. Apenas a gema contém colesterol.
Os diabéticos também devem consumir com moderação.

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE:

Fortalece as unhas e o cabelo. O zinco e o ferro presentes no ovo podem dar brilho aos cabelos e evitar que as unhas lasquem.

Previne a degeneração macular. A luteína e a zeaxatina, carotenoides presentes no ovo, estão associados a um risco menor de degeneração macular ligada a idade, uma das principais causas de perda de visão na terceira idade.

Promove a saúde do cérebro. A lecitina - um emulsificante natural encontrado no ovo - é rica em colina que auxilia o deslocamento do colesterol através da corrente sanguínea, assim como ajuda o metabolismo  e repara alguns tipos de danos neurológicos. Acredita-se que, seja importante para desenvolvimento inicial do cérebro que possa ajudar a melhorar a memória mais tarde na vida.

Reduz o risco de doenças cardiovascular e câncer. A gema do ovo é um dos únicos alimentos que contém vitamina D, que ajuda a reduzir o risco a alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico e combate o diabetes. A vitamina A, por sua vez, auxilia na saúde dos olhos, ao passo que as vitaminas do complexo B (em particular a vitamina B12) são essenciais para a função neural, a vitamina E, mantém a saúde dos músculos e das hemácias. O ovo também é uma proteína completa - cotem os nove aminoácidos essenciais que são produzidos pelo corpo.

Riscos para a saúde. Desencadeador de alergia. O ovo é um dos alimentos que mais desencadeias reações alérgicas. Quem é alérgico a ovo deve ficar atento para fontes óbvias, como molhos e maionese, panquecas e produtos de padarias, assim com, sorvetes. É importante checar os rótolos dos alimentos, que deve listar todos os ingredientes derivados de ovo. Vacinas contra gripe e outras vacinas incubadas em ovo também devem ser evitadas por alérgicos.

Risco de salmonela. Um em cada 7 mil ovos podem conter a bactéria salmonela. Embora hoje o risco de envenenamento seja relativamente baixo, deve-se evitar o consumo de ovo cru ou não totalmente cozidos. Os grupos de riscos são idosos, crianças pequenas,gestantes e todos com baixa imunidade derivada de doenças.

Nenhum comentário: