VAMOS FALAR DE FORMAÇÃO DE ACORDES
Para entendermos com funciona a formação dos acordes, temos que conhecera escala de dó (C)
que é a escala musical natural.
E temos que conhecer o posicionamento das notas (numeração de cada nota) dentro da escala, que chama-se (GRAUS).
Segue-se o exemplo:
escala musical natural de dó (C)
I II III IV V VI VII VIII - são os graus de cada nota na sequencia da escala.
C D E F G A B C
| | |
|_______|_________|
Aqui temos a formação do acorde de dó(C) maior
A nota dó(C) está no Primeiro GRAU(I) chama-se de tônica
A nota MI(E) está no terceiro GRAU(III) chama-se terça
A nota Sol(G) está no quinto GRAU(V) chama-se, Penta tônica ou quinta.
Vamos ver como fica na prática,
Temos o braço do violão e a numeração
dos dedos da mão esquerda montando o ACORDE
de DÓ(C) maior,correto?
Seguindo a formação do acorde, o dedo ( 3) pressionado a quinta corda na terceira casa do braço do violão, a nota DÓ(C), que está no primeiro GRAU da formação que é a tônica, é a primeira nota do ACORDE.
Prosseguindo, o dedo ( 2 ) da mão esquerda está pressionando a quarta corda na segunda casa do braço do violão, aí temos a nota MI(E), que é a nossa terça, blz.?
Seguindo a sequência da formação, temos a terceira corda no braço do violão SOLTA, ela é a nossa quinta nota, que é o SOL(G), é a penta tônica ou quinta: fechando a nossa TRÍADE e para finalizar a montagem do acorde, temos o dedo ( 1 ) da mão esquerda pressionando a segunda corda do violão na casa (1), que é a nota DÓ(C), esse dó apenas repete a primeira nota, então não interfere em nada, é claro que ela está num timbre mais alto que a tônica simulando a oitava nota, mas é a nota do nosso acorde. Só não podemos deixar a segunda corda solta, por que ela é a nota SI(B), aí mudaria completamente o timbre do acorde de DÓ(C), ficaria dó com sétima maior (C7M). Só pra vocês ficarem sabendo como funciona. E pra fechar, a primeira corda MI(E), ela também pode ser tocada por que o acorde de MI(E) faz parte do nosso acorde, se fosse outra nota que não estivesse dentro da nossa tríade, não poderia ser tocada, correto?
Por esse motivo chama-se TRÍADE (formação de 3 notas), aí temos
O acorde de DÓ(C) maior.
Para entendimento de estudo, segue esta formação para os outros acordes, com uma variação, a partir do acorde de RÉ(D) maior entra um sustenido que normalmente entra na terça (terceira nota do acorde) e segue para quase todos os acordes e assim, a escala que estamos estudando sofre uma alteração: acrescentando as notas ascendentes, que são os sustenidos.
Mas não vou entra em detalhes, para não confundi-los, vamos seguindo a sequencia do nosso estudo.
Depois temos os TÉTRADES, que são os acordes com quatro notas. Blz.?
BOM ESTUDO.
Para entendermos com funciona a formação dos acordes, temos que conhecera escala de dó (C)
que é a escala musical natural.
E temos que conhecer o posicionamento das notas (numeração de cada nota) dentro da escala, que chama-se (GRAUS).
Segue-se o exemplo:
escala musical natural de dó (C)
I II III IV V VI VII VIII - são os graus de cada nota na sequencia da escala.
C D E F G A B C
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Aqui temos a formação do acorde de dó(C) maior
A nota dó(C) está no Primeiro GRAU(I) chama-se de tônica
A nota MI(E) está no terceiro GRAU(III) chama-se terça
A nota Sol(G) está no quinto GRAU(V) chama-se, Penta tônica ou quinta.
Vamos ver como fica na prática,
Temos o braço do violão e a numeração
dos dedos da mão esquerda montando o ACORDE
de DÓ(C) maior,correto?
Seguindo a formação do acorde, o dedo ( 3) pressionado a quinta corda na terceira casa do braço do violão, a nota DÓ(C), que está no primeiro GRAU da formação que é a tônica, é a primeira nota do ACORDE.
Prosseguindo, o dedo ( 2 ) da mão esquerda está pressionando a quarta corda na segunda casa do braço do violão, aí temos a nota MI(E), que é a nossa terça, blz.?
Seguindo a sequência da formação, temos a terceira corda no braço do violão SOLTA, ela é a nossa quinta nota, que é o SOL(G), é a penta tônica ou quinta: fechando a nossa TRÍADE e para finalizar a montagem do acorde, temos o dedo ( 1 ) da mão esquerda pressionando a segunda corda do violão na casa (1), que é a nota DÓ(C), esse dó apenas repete a primeira nota, então não interfere em nada, é claro que ela está num timbre mais alto que a tônica simulando a oitava nota, mas é a nota do nosso acorde. Só não podemos deixar a segunda corda solta, por que ela é a nota SI(B), aí mudaria completamente o timbre do acorde de DÓ(C), ficaria dó com sétima maior (C7M). Só pra vocês ficarem sabendo como funciona. E pra fechar, a primeira corda MI(E), ela também pode ser tocada por que o acorde de MI(E) faz parte do nosso acorde, se fosse outra nota que não estivesse dentro da nossa tríade, não poderia ser tocada, correto?
Por esse motivo chama-se TRÍADE (formação de 3 notas), aí temos
O acorde de DÓ(C) maior.
Para entendimento de estudo, segue esta formação para os outros acordes, com uma variação, a partir do acorde de RÉ(D) maior entra um sustenido que normalmente entra na terça (terceira nota do acorde) e segue para quase todos os acordes e assim, a escala que estamos estudando sofre uma alteração: acrescentando as notas ascendentes, que são os sustenidos.
Mas não vou entra em detalhes, para não confundi-los, vamos seguindo a sequencia do nosso estudo.
Depois temos os TÉTRADES, que são os acordes com quatro notas. Blz.?
BOM ESTUDO.
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