C U R I O S I D A D E S

POR QUE O PURAQUÊ TEM UMA ALTA CONCENTRAÇÃO DE ENERGIA?


 "Aquele que faz dormir". Esse é o significado, em tupi, de poraquê, um peixe de pele marrom-escura, quase negra, e olhos pequenos que enxergam pouco. Com dois metros de comprimento e jeitão de cobra, o bicho chega a assustar. O poraquê é um canhão elétrico 55 vezes mais potente do que a bateria de um automóvel. No Mar Mediterrâneo ele é conhecido como torpedo-elétrico e no Oceano Pacífico como torpedo-califórnia. A descarga do peixe-elétrico brasileiro pode chegar a 600 volts. É a maior entre as espécies existentes. Ele ganha até para a corrente elétrica que abastece a nossa casa (110 ou 220 volts). A energia elétrica do poraquê tem origem em sua alimentação. Enzimas, sódio e potássio fazem o jogo químico que produz a eletricidade. A concentração maior de energia elétrica no poraquê se deve ao fato da superconcentração de músculos e tecidos elétricos. O corpo do peixe-elétrico é quase todo formado pelo órgão elétrico. As células responsáveis pela descarga chamam-se eletrócitos. Num poraquê de 1,20 m, por exemplo, os eletrócitos estão arrumados em série, formando um órgão elétrico de um metro de comprimento. Ele é uma bateria que nada e respira. O poder de fogo do poraquê é suficiente para matar peixes e sapos e paralisar um cavalo. Na Amazônia, há quem diga tê-lo visto derrubar frutos de árvores próximas aos igarapés (rios pequenos) após descarregar sobre elas uma rajada elétrica. Felizmente, para quem tropeça nele dentro d'água, um único choque não é suficiente para matar um homem. Apesar de a voltagem ser alta, a intensidade da corrente (amperagem) é baixa.
_________________________________________________________________________________


 VOCÊ SABIA QUE O CAVALO MARINHO MACHO PODE ENGRAVIDAR? DESCUBRA POR
QUE.

 (Imagem: Shutterstock) Nunca se viu um homem que pudesse engravidar não é? Mas, no mundo animal, isso é possível, e um grande exemplo são os cavalos-marinhos, que são capazes de carregar seus filhos durante toda a gestação. Calma, você já irá entender tudo. Isso acontece porque, nessa espécie animal, os machos engravidam e podem, depois do nascimento de seus filhotes, tanto manter o seu papel enquanto macho e pai da criação, como assumir o papel de fêmea cuidando e zelando pelos pequenos cavalos-marinhos. O que permite a esses animais engravidar é a presença de um tipo de bolsa incubadora que os machos possuem e na qual são transportados os ovos colocados pela fêmea. Durante o acasalamento, macho e fêmea entrelaçam suas caudas e nesse movimento acontece um alinhamento entre o tubo com os ovos da fêmea e a bolsa incubadora do macho. Desse modo, acontece a fecundação e os novos cavalos-marinhos ficam de quatro a oito semanas na bolsa do macho até estarem prontos para nascer. Assim, o que acontece, segundo cientistas, é que o cavalo-marinho macho incuba os filhotes em sua barriga, como fazem os cangurus.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&



ALGUNS HISTORIADORES DIZIAM QUE OS GAFANHOTOS QUE JOÃO BATISTA COMIA ERAM VEGETAIS.


A BÍBLIA NÃO DIZIA QUE OS GAFANHOTOS QUE JOÃO BATISTA SE ALIMENTAVA ERAM UMA ESPÉCIE DE VEGETAL.







Quando se lê, no relato a respeito de João Batista, que ele comia gafanhotos, muitos sentem uma revolução no estômago, imaginando que o profeta estaria comendo algo imundo.

Já li em alguns comentários e já ouvi al­guns professores de Bíblia afirmando que aqueles gafanhotos eram uma espécie de vegetal.

A Bíblia, porém, deixa claro que João Ba­tista comia mesmo eram os insetos que conhece­mos pelo nome de gafanhoto, o que é uma boa tradução para a palavra grega "akridià". Confira:


"E este João tinha o seu vestido de pelos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lom­bos. e alimentava-se de gafanhotos e de mel silves­tre." (Mateus 3:4).
Voltando, porém, no tempo, ao lermos o livro de Levítico, vamos descobrir que João estava comendo uma das mais finas iguarias do seu tem­po, a qual era plenamente permitida até pela Lei do Senhor. Leiamos Levítico 11 :20-22: 


"Todo inseto que voa, que anda sobre quatro pés, será para vós uma abominação. Mas isto comereis de todo inseto que voa, que anda sobre quatro pés: O que tiver pernas sobre seus pés para saltar com elas sobre a terra. Deles comereis estes: O GAFANHO­TO segundo a sua espécie, e o hargol segundo a sua espécie, e o hagabe segundo a sua espécie".
Segundo esta definição comer gafanhotos e até GRILOS E SALTÓESconstituía-se uma dieta saudável e correta.

__________________________________________


CHEGA DE SOFRER SINTA-SE À VONTADE ONDE ESTIVER
ACESSE ESTE LINK E DESCUBRA A FORMULA MÁGICA SEM
 DEIXAR DE COMER O QUE VOCÊ TANTO GOSTA. O PREÇO CABE
NO SEU BOLSO: EMAGREÇA DE VEZ SEM PASSAR FOME


















SAIBA TUDO COMO DESENVOLVER O SEU NEGÓCIO NA INTERNET







CALDEIRADA DE PEIXE E CAMARÃO



melhor jeito de explorar o sabor dos peixes e camarões.
Esta receita é muito prática e fácil de fazer.
Ingredientes
  • 300 gramas de camarão vermelho médio limpos
  • 1 kg de peixe cação em postas médias
  • 1 kg de peixe namorado em pedaços médios
  • 6 tomates sem sementes picados em cubos
  • Salsinha e cebolinha picadas (Cheiro Verde)Receita de Caldeirada de Camarão e Peixe
  • Suco de limão
  • Alho amassado com sal a gosto
  • Coentro picado
  • ½ xícara (chá) de suco de tomates
  • ½ xícara (chá) de azeite de dendê
  • ½ xícara (chá) de azeite extra virgem
  • ¼ xícara (chá) de leite de coco
  • 3 cebolas picadinhas
  • 1 pimentão verde picado
  • Pimenta dedo-de-moça (opcional)
  • Dentes de alho inteiros
Modo de preparo
  1. Lave os peixes e o camarão.
  2. Tempere com suco de limão, o alho amassado com sal, o coentro, a salsinha e a cebolinha. Deixe por 30 minutos curtindo.
  3. Numa panela grande monte as camadas: tomates, cebola, pimentão verde, pimenta dedo-de-moça, postas dos peixes, os camarões e os dentes de alho inteiros. Se desejar salpique mais cebolinha, salsinha e coentro picado. Repita a operação intercalando as camadas.
  4. Finalize com suco de tomate, azeite de dendê, azeite extra virgem, salsinha e cebolinha. Leve ao fogo baixo, de 30 a 40 minutos para encorpar o molho.
Dicas
Depois da caldeirada pronta retire umas duas conchas do molho para fazer um pirão: o tradicional caldo de peixe com farinha de mandioca (engrossado).
Sirva tudo quente com arroz branco.






                                       
IDÉIAS SIMPLES PARA DEIXAR A SALADA DO DIA A DIA DE CARA NOVA



Temperaturas altas pedem pratos leves. Ninguém aguenta, no calorão, se encher de arroz, feijão, farofa e bife. O negócio é preparar uma salada frugal, bem fresca, que ainda vai colaborar com a silhueta fininha.
Mas tudo em excesso enjoa, e repetir o velho mix de folhas com uma ou outra proteína, todos os dias, não tem graça nenhuma. Perguntamos, então, a três chefs como fazer para deixar o prato de sempre de cara nova.

Nanda de Lamare, do carioca Gula Gula, Thaty Adjiman, do bufê homônimo, em São Paulo, e Mariana Valentini, da paulistana Brodo Roticceria indicam produtos fáceis de fazer (e comprar) para a monotonia passar bem longe deste verão.

Ampliar


Escolha os ingredientes prepare sua salada predileta21 fotos

9 / 21
Salada de Presunto de Parma Crocante e Queijo de Cabra. Clique no mais para ver a receita Leia mais CUIDE DA SUA 
SAÚDE.


Pode ser de batata inglesa ou doce, banana, cará, mandioquinha etc. O único cuidado é adicionar os chips ao prato somente na hora de servir. Se ficarem em contato com insumos úmidos durante muito tempo, acabam murchando e a crocância vai por água abaixo.
Crouton
Podem ser feitos com diversos tipos de pães. Basta cortá-los em cubos e fritar ou assar no forno com azeite e ervas secas -como orégano- até ficarem bem douradinhos. Depois de frios, é só guardar em potes bem fechados que eles ficam crocantes durante alguns dias. A regra de acrescentá-los apenas na hora de servir vale aqui também.
Shiitake
Corte o cogumelo em lâminas, sele rapidamente, na frigideira, com um pouco de azeite e tempere com sal, pimenta-do-reino e ervas, como tomilho, alecrim, dill ou qualquer outra que estiver de bobeira. Quem quiser dar um toque ainda mais especial à receita pode acrescentar um pouco de vinho branco seco à panela e esperar a bebida secar.
Corn flakes
Os únicos cuidados são comprar o cereal sem açúcar e acrescentá-lo às folhas somente na hora de servir para não perderem a crocância.
Castanhas
Vale castanha de caju, nozes, amêndoa, macadâmia etc. Quem quiser pode fazer um caramelo com açúcar e, quando ficar cor de mel, jogar as castanhas, desligar o fogo, esperar esfriar e cortar rusticamente. Assim ou simplesmente torradas, não perdem a consistência se misturados a molhos.
Queijos
De cabra, brie, roquefort, ricota, muçarela, parmesão ou o tipo que você mais gostar vai muito bem cortado em cubinhos (a exceção é o parmesão, que fica melhor em lascas) por cima da salada de folhas e ainda deixa o prato mais consistente.
Ovo cozido
Ralado no ralo grosso ou amassado, precisa ter a gema bem cozida. Fica ótimo salpicado em cima das folhas, além de deixar a salada mais nutritiva.
Frutas
Quem gosta do paladar agridoce também pode usar e abusar das frutas secas ou frescas. Desde as mais ácidas, como o damasco e laranja, até as mais docinhas, como passas, ameixa e manga. Se escolher maçã ou pera, deve deixá-las de molho até a hora de servir em água com gotinhas de limão. Isso impede que elas escureçam.
Brotos
De alfafa, feijão, de brócolis ou de trevo podem ser acrescentados na saladinha do dia a dia e vão muito bem com peixe e frango, combinação clássica de acompanhamento para legumes e folhas. Molhos à base de azeite, shoyu e gengibre no tempero deixam o leque de combinações ainda mais interessante.
Grãos
Pode ser chia, linhaça, quinoa em flocos ou trigo cozido em água, sal e um raminho de alecrim. Dá nova graça nova à textura da salada, além da sensação de saciedade -coisa que esse tipo de prato não costuma oferecer.






RECEITA DE FAMÍLIA PARA CEIA DE NATAL - LEITÃO A PURURUCA
Natal é tempo de alegria, de celebrar, agradecer e unir a família e os grandes amigos!
Acredito também, que é tempo da partilha, de compartilhar tudo aquilo que adquirimos em excesso, e acima de tudo, é tempo de interagir com o próximo repartindo amor e carinho!
Nessa data tão especial e simbólica, minha família se une, e juntos oramos e agradecemos por tudo aquilo que Deus nos prove, em especial, a família, a saúde, o lar, e o pão de cada dia.
Toda família tem o seu prato especial, que geralmente comemos apenas na noite de Natal, e a receita que nunca falta na nossa ceia, é o Leitão à Pururuca.
Quero compartilhar com vocês esse prato mega saboroso, que carrega muitas memórias da Família Mendes, a minha grande família! Essa receita é da minha querida Tia Belinha. Claro que eu não poderia deixar de dar os créditos a ela!
Então vamos lá! Pegue papel e caneta, e anote tudo que você irá precisar para fazer o Leitão à Pururuca.

RECEITA DE FAMÍLIA – LEITÃO À PURURUCA


Ingredientes:
1 leitão (de +ou – 10 kg)
5 colheres de sopa de sal
2 cabeças de alho fresco triturado
2 colheres de sopa de louro em pó
Pimenta calabresa desidratada a gosto
Alecrim fresco ou desidratado a gosto
Modo de Preparo:
Limpe o leitão (Lave, retire os olhos, e raspe a pele com uma faca afiada).
Tempere com todos os ingredientes acima (Espalhe bem por todo o leitão).
Deixe marinar (pegar tempero) por mais ou menos 05 horas em local fresco e coberto com pano de prato.
Depois desse tempo, coloque-o em uma forma grande e jogue sobre ele 02 copos americanos de vinho branco.
Cubra com papel alumínio e coloque para assar em forno pré-aquecido a 180 graus Celsius.
Ele deve assar até ficar macio e sem a carne sangrar (Cerca de 06 horas, mas confira a consistência da carne, pois há variação de tempo dependendo da potência de cada forno e do tamanho do leitão).
Retire o papel alumínio, e aumente a temperatura do forno para 230 graus Celsius ate que o leitão esteja bem corado (Cerca de 01 hora).
Retire a forma do forno.
Esquente 01 litro de óleo aproximadamente (Tem que estar bem quente).
Vire o óleo sobre o leitão, devagar e com cuidado porque ele irá pururucar.
Escorra o excesso de óleo quando acabar o procedimento.
Decore-o com farofa ao redor, ou se preferir frutas.
E está pronto o seu Leitão à Pururuca. Bom Apetite!
Estou muito feliz em fazer parte do Drops das Dez, e desejo a cada um de vocês um Natal repleto de alegria, amor, e união Divi



Nenhum comentário: