segunda-feira, 19 de agosto de 2019

UM PARAÍSO NO ESTADO DO MARANHÃO - BRASIL

PARQUE NACIONAL DOS LEÇÓIS MARANHENSES

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado na região nordeste no Estado do Maranhão, com uma área de 155 584 ha. e está localizado entre os Municpios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão. O Parque foi criado para a proteção da flora, fauna e suas belezas naturais.

Inserido no bioma costeiro marinho, o parque é um exponente dos ecosistemas de mangues, restingas e dunas, associando ventos fortes e chuvas regulares. Sua grande beleza que insentiva os passeios pelos campos de dunas e os banhos nas lagoas de águas cristalinas, que atraem turistas de todo o planeta, e visitam o parque  o ano inteiro.

O Parque dos Lençóis Maranhenses foi criado em terras pertencentes à união atravez do decreto 86 060 emitido em 02 de junho de 1981 pela Presidência da República. A área do parque, conforme decreto de criação, era de 155 000 ha*.

O CLIMA  é sub-úmido seco, com temperatura em média de 26 graus, apesar da aparência desértica do parque, o clima da região tem duas estações bem definidas: uma chuvosa, de janeiro a julho e outra seca, de agosto a dezembro. As chuvas contribuem para o controle da umidade da região, e formação das lagoas, entre dezembro e janeiro, e às vezes vai até o final de fevereiro, no período de transição entre as estções chuvosas e secas, os lençóis maranhenses secam ocasionalmente, fazendo com que as lagoas de águas azuis e esverdeadas desapareçam.

O sistema ecológico, faz com que muitas vezes as lagoas interliguem-se umas as outros, assim como os rios que correm pelo parque. Eles abrigam várias espécies de peixes e insetos, como o peixe-lobo que se esconde em camadas úmidas de lamas e permanece adormecido durante a estação seca.

O parque abriga quatro espécie indicadas como extinção, o guarás ( eudocimus ruber ), a lontras-neotropicais (Lontra-longicaudis), a gato-do-mato (Leopardus-tigrinus), e o peixe-boi-marinho, (Trichechus-manatus). Incluindo 133 espécies de plantas, 112 de aves e umas 42 espécies de répteis.

O acesso ao parque por via terrestre a partir de São Luis Capital do estado do Maranhão, pelas BR-135 e BR-402, a Translitorânea com 272 km de estradas  asfaltadas até Barreirinhas. Ônibus intermunicipais partem diariamente do Terminal Rodoviário de São Luis, com destino Barreirinhas, ou via aérea, Aeroporto São Cristovão de São Luis ao Aeroporto de Barreirinhas. A partir de Barreirinhas, adentra-se a área do parque através do rio preguiças, usanto tanto a linha regular, com barcos, em uma viagem cerca de quatro horas de duração ou com lanchas particulares que fazem o trajeto aproximadamente em uma hora e meia.

Barreirinhas possui uma pista de pouso para aeronaves de pequeno porte, recebendo voos fretados em São Luis em um trajeto aproximadamente 50 minutos.

IMAGENS DO PARQUE NACIONAL DOS LEÇÓIS MARANHENSES























IMAGENS DE SÃO LUIS, CAPITAL






















IMAGENS DE BARREIRINHAS















Nenhum comentário: