terça-feira, 30 de janeiro de 2018

COMANDOS ELÉTRICOS INDUSTRIAIS

COMANDOS ELÉTRICOS

 Hoje com a atual tecnologia disponível a nível industrial, o comando (controle) dos motores elétricos passaram a ser conhecimentos básicos indispensáveis nas industrias. E  como no mercado existe uma lacuna termos de publicação que pudessem complementar os estudos iniciais daqueles que se interessem foi desenvolvidos informações  com materiais práticos e teóricos afim de auxiliar os alunos do curso técnico de manutenção industrial, com ênfase em elétrica e manutenção tanto nos estudos quanto na prática do dia a dia.

ALGUNS ACESSÓRIOS USADOS EM COMANDOS ELÉTRICOS INDUSTRIAIS:

1 - DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO
2 - RELÉS BIMETÁLICOS
3 - RELÉS DE SOBRECORRENTE CONTRA CORRENTE DE CURTO CIRCUITO
4 - FUSÍVEIS
5 - DSJUNTORES
6 - DISPOSITIVOS DE COMANDO
7 - CHAVE SECCIONADORA
8 - CHAVES ROTATIVAS BLINDADAS
9 - CHAVES DE IMPULSOS
10 - CHAVE DE PARTIDA DIRETA MANUAL (CHAVE FACA)
11 - BOTÃO DE COMANDO FIM DE CURSO
12 - SINALIZAÇÃO
13 - CHAVE MAGNÉTICA OU CONTATOR MAGNÉTICO
14 - RELÉ DE TEMPO (TEMPORIZADOR)
15 - RELÉ DE TEMPO ESTRELA-TRIANGULO

RELÉS BIMETÁLICOS
São construídos para proteção de motores contra sobrecarga, falta de fase e tensão. Seu funcionamento é baseado em dois elementos metálicos, que se dilatam diferentemente provocando modificações no comprimento e forma das lâminas quando aquecidas. O material que constitui as lâminas é em sua maioria é o níquel-ferro.

RELÉ BIMETÁLICO SIRIUS  da SIEMENS

Existem também os relés para cargas trifásicas, onde existe 3 tiras bimetálicas percorridas direta ou indiretamente pela corrente principal. Depois do relé ser acionado, permanecerá na posição “desligado” até que seja apertado o botão “reset”. O relé só irá disparar quando a corrente que o percorrer for maior que 120 % da corrente nominal, isso é para evitar que pequenas sobrecargas desliguem o equipamento sem necessidade. Quanto maior a corrente, mais rápida será a atuação do relé. O tempo de disparo também é influenciado pela temperatura: Trabalhando a frio (temperatura ambiente), o tempo de disparo é 25% maior do que com o equipamento aquecido (estar sendo circulado por corrente), esse aspecto é importante em relação as descargas periódicas, que acorrem com o equipamento fora de uso, diferentemente do que ocorre com o equipamento em pleno funcionamento. Na figura 3 temos um exemplo do interior de um relé bimetálico.
TIPO DE FUSÍVEIS - fusíveis NH

FUSÍVEL SITOR - usado em circuitos eletrônicos




Nenhum comentário: