sábado, 27 de dezembro de 2014

PIZZA DE RAPADURA

PIZZA DE RAPADURA


Restaurante baiano apresenta pizza de rapadura com pimenta

Clientes de Salvador gostam do sabor 'doce e ardido' da receita.

Para Antônio Portela, dono da Cia da Pizza, em Salvador, a pizza é o “prato mais democrático que existe”. E a democracia da “redonda” permite que no cardápio do restaurante de Portela exista um item que chama a atenção dos clientes – a pizza de rapadura com pimenta.

O G1 mostrou cinco receitas exóticas desde segunda-feira (6) até esta sexta-feira (10), quando se comemora o Dia da Pizza. A primeira pizza diferente foi a de palma, na Bahia. Na terça (7), foi a vez da pizza de 'bacalhau' da Amazônia, no Pará. Na quarta-feira (8), foi a pizza de caranguejo, servida no Maranhão. Nesta quinta-feira (9), a receita da "redonda" usou a fruta pequi, típica do cerrado, em Goiás.

Foto: Divulgação

Pizza de rapadura com pimenta mistura ingredientes típicos da Bahia (Foto: Divulgação)

 Na capital baiana, o tradicional doce de rapadura foi parar na pizza. “Minha intenção era pegar ingredientes regionais. Por isso a democracia. Cada região inventa uma coisa diferente”, diz. A pizza, que já aparece na lista mais pedidas do restaurante de Portela, leva queijo coalho e rapadura. Ao sair do forno, o cliente escolhe a pimenta que será salpicada sobre o recheio. Há três opções: pimenta do reino, malagueta e calabresa.
Quem pede a receita que Portela chama de “exótica”, escolhe movido pela curiosidade. “Geralmente pedem apenas um quarto da pizza com esse sabor. O pessoal tem uma certa reserva com essas invenções”, afirma o criador da receita.

O próprio dono da pizzaria diz que sabores muito diferentes não o atraem. “Fui criado em São Paulo e não estava acostumado. Mas esta mistura doce e ardida me agradou, ficou muito harmônico. Já tem gente que é fã do sabor. Geralmente as pessoas amam ou odeiam esta pizza, não tem meio termo”.
  Veja como fazer a pizza A massa, segundo Portela, é a padrão para pizza, e leva água, farinha, sal, fermento e uma pitada de azeite. “A pizza é de base branca, ou seja, nela não vai molho de tomate”, diz.
O recheio de uma pizza média leva 200g de queijo coalho e 100g de rapadura ralada. Depois de retirar a pizza do forno, polvilha-se pimenta sobre o recheio. A quantidade depende do gosto e o tipo de pimenta também. O queijo coalho pode ser substituído por queijo minas e a rapadura, por açúcar mascavo.

Nenhum comentário: