Pessoal, hoje eu vou falar um pouco do computador, a máquina que evolucionou o mundo. Para ser mais preciso, quem não faz uso do computador nos dias de hoje? pensando em números populacionais mundial é uma porcentagem mínima. Quer dizer que, no século XXI a humanidade depende do computador.
Nos séculos passado ocorreu a mesma coisa, com o aumento da população foi aumentando a evolução. As transações comerciais foram ficando fora de controle e as pessoas tinham dificuldade para fazer outros tipos de cálculos etc.
Com essa evolução as pessoas não conseguiam mais fazer seus cálculos pelos dedos. Aí veio a necessidade de inventar algum tipo de máquina para fazer seus cálculos com mais agilidade.
A primeira calculadora humana foram os dedos das mãos. Quando era preciso contar maiores quantidades que os dedos, usavam objetos naturais como pedras e pedaços de galhos de árvores.
Com toda essa necessidade, inventaram a tábua de cálculos. Eram pedaços de madeiras, pedras e metais com entalhes escupidos ou linhas pintadas. Contas, pedras ou discos de metal eram deslocados entre as linhas ou entalhes para contar.
Depois surgiu o ábaco, é um dispositivo de madeira formado por uma moldura quadrangular ou retangular com hastes metálicas paralelas onde as pedras ou contas com orifícios no centro das mesmas inseridas nas hastes deslizavam livremente. Tanto o ábaco como a tábua de cálculos são dispositivos mecânicos usados para calcular.
A pessoa que operava o ábaco, fazia cálculo de cabeça e utilizava como auxilio físico para acompanhar as somas. Alguns comerciantes ainda utilizam os ábacos atualmente para fazer seus cálculos. são usados nos comércios e mercados da Ásia.
FOTOS DE TÁBUAS DE CÁLCULOS:
FOTOS DE ÁBACO ROMANO:
FOTO ÁBACO JAPONÊS:
FOTO DE ÁBACO CHINÊS:
NO SÉCULO XVII, SURGIRAM AS PRIMEIRAS MÁQUINAS MECÂNICAS DE CÁLCULOS
MAS NÃO FORAM BEM ACEITAS ERAM DIFÍCIL O MANUSEIO.
Blaise Pascal inventou a primeira máquina calculadora. beneficiado com a descoberta da teoria moderna das probalidades, ele também descobriu as propriedades do cicloide (ou roleta) e contribuiu para o avanço do cálculo diferencial. como físico suas tentativas fracassadas de desacreditar a noção de que a natureza abomina vácuo levou a invenção do barômetro, da prensa hidráulica e da seringa. A unidade "SI" (Sistema Internacional de pressão) Pascal, é uma linguagem de programação de computadores nomeadas em sua homenagem.
FOTO DA PRIMEIRA MÁQUINA CALCULADORA MECÂNICA:
FOTO DO INVENTOR DA CALCULADORA MECÂNICA:
Blaise Pascal.
UM COMPUTADOR MULTIFORME:
No século XIX o cientista Sharles Babbage teve a ideia de uma máquina que poderia ser programada como um computador. Mas a máquina chamada de máquina diferencial, era tão complexa que não foi possível para ele fabrica-la com as tecnologias mecânicas da época. Somente em 1991 ela foi finalmente construída como idealizava Babbage em seus planos. É claro que ela deixou de ser útil depois que uma calculadora muito mais potente foi inventada: o computador. Nenhuma das três máquinas de calcular projetadas por Babbage - as duas máquinas diferenciais e a máquina analítica
foram totalmente construídas durante a sua vida.
Também conhecida como Lady Lovelance, Augusta Ada King, condessa de Lovelace é considerada a primeira programadora de computadores. Ela escreveu uma descrição do primeiro computador multiuso de Babbage, a máquina analítica que ele projetou depois da máquina diferencial.
Ao artigo, ela anexou uma série de anotações que especificavam com todos os detalhes um método de calcular números de Bernoulli com a máquina. Essas anotações são reconhecidas pelos historiadores como o primeiro programa de computadores do mundo. Ela também considerou que a máquina pode compor elaboradas e científicas peças musicais de qualquer grau de complexidade ou extensão. Parte da máquina diferencial de Sharles Babbage, montada depois de sua morte por seu filho, que utilizou peças encontradas em seu laboratório.
Em 1991 estudando a partir dos planos originais de Babbage, o Museu de Ciências de Londres construiu uma Máquina Diferencial que funcionou perfeitamente.
FOTOS DE PARTE DA MÁQUINA DIFERENCIAL
DE BABBAGE CONSTRUÍDA DEPOIS DE SUA MORTE
POR SEU FILHO.
FOTO DE BABBAGE:
FOTO DE ADA LOVELACE:
AGUARDEM A SEGUNDA PARTE DA HISTÓRIA DO COMPUTADOR
Até lá.
C. Alves de Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário