domingo, 12 de outubro de 2014

Viajando pelo Brasil

Parque Nacional de Sete Cidades Pi Localizado no estado do Piauí, o antigo território dos índios tabajaras desperta a imaginação de todos que o visitam e passam horas brincando de encontrar formas nas rochas da região. Essas curiosas formações rochosas, monumentos com aproximadamente 190 milhões de anos, foram divididas em sete conjuntos nomeados de “Sete Cidades”. O Parque nacional de Sete Cidades possui uma área de 6221 hectares e foi criado em 1961. Esta área protege um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, além de monumentos geológicos e diversas nascentes que brotam no Piauí semiárido.
Fauna: Nota-se no Parque a presença da onça-parda, vários gatos-do-mato, cachorro-do-mato, veado-mateiro, tucano, falcão tropical e paca, com destaque para uma espécie que marca fortemente sua presença, o Mocó, roedor habitante das tocas existentes nas rochas areníticas dos monumentos geológicos do local. O Corrupião e o xexéu são aves que chamam atenção pela sua beleza. Apesar de tanta riqueza na fauna e na flora, é preciso cuidado quando estiver nas formações rochosas pois, apesar de encontrar o curioso camaleão, é nesses locais também que se localizam as serpentes peçonhentas, jararaca e cascavel.
Flora: A vegetação característica é entre o serrado e caatinga onde se encontram espécies como o murici, pau-terra, palmeiras o buriti a carnaúba e o tucum. A flora do Parque Nacional de Sete Cidades possui numerosas plantas importante para a alimentação da fauna local, algumas são indispensáveis para a existência de vários animais no Parque, tais como, a mangabeira, a guabiroba, o piquizeiro e o bacurizeiro. Do ponto de vista florístico, ocorre entre muitas outras, as juremas e o xique-xique. Perto de algumas cachoeiras podem ser encontrado exemplares de pau-darco.

Nenhum comentário: